top of page
  • Writer's pictureKelly Tavares

Avaliando a Democracia Organizacional

Apresento aqui a ementa da minha dissertação de mestrado em Gestão Cultural Comunitária.Defendi essa dissertação quando realizava o meu MA na University of Oregon, em Eugene, nos Estados Unidos, entre 2009-2011.

Neste estudo, eu proponho um quadro de avaliação das práticas democráticas em organizações não-governamentais. O objetivo é identificar ações que fortaleçam o empodeiramento, examinar como eles são aplicados nas práticas gerenciais e educacionais, e determinar o impacto de tais práticas para os participantes envolvidos na organização.

Para esse fim, eu desenvolvi um protocolo de avaliação com base em princípios democráticos organizacionais e através de um exame de literatura e observações de campo. Eu apliquei o quadro de avaliação resultando em um estudo de caso do programa Juventud Faceta,  da organização de direitos humanos Centro de Serviços Amigos Multiculturais. A Amigos é uma organização que tem procurado incorporar práticas democráticas em sua missão e modelo de gestão.

Esta dissertação de mestrado será útil para:

1) Testar uma formulação de critérios para examinar e desenvolver práticas democráticas em organizações;

2) Criar e apresentar um protocolo de avaliação piloto que pode ser usado como base para a criação de outros protocolos que visam  avaliar as características de algumas organizações e ações que visam resultados democráticos de empodeiramento entre os indivíduos envolvidos e os funcionários da organização.

0 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page