• Kelly Tavares

A arte de Maressa Montserrat

“ A Arte nasce quando viver não é o suficiente para exprimir a vida”     André Gide

Maressa  Montserrat  é licenciada em Educação Artística e bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo. #gallery-2015-2 { margin: auto; } #gallery-2015-2 .gallery-item { float: left; margin-top: 10px; text-align: center; width: 33%; } #gallery-2015-2 img { border: 2px solid #cfcfcf; } #gallery-2015-2 .gallery-caption { margin-left: 0; } /* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Desde o inicio de sua carreira Maressa desejou produzir algo diferente e fazer de sua arte o instrumento com o qual atuaria na construção de um mundo melhor,.isso a levou a trabalhar em projetos voltados para comunidades carentes e, em especial, com crianças e adolescentes em situação de risco.

As dificuldades e restrições vivenciadas durante as oficinas de arte que ministrava a levaram a desenvolver em 1993 a técnica de pintura com massa de modelar.Uma técnica revolucionária que reúne  inúmeras vantagens: é econômica, não é  tóxica, fácil de ser aplicada ,não exige o uso de pinceis ou solventes. Com ela é possível de serem obtidos efeitos pictóricos similares a outras técnicas de pintura tais como aquarela, óleo e gravura.

A técnica já foi apresentada em 3 encontros da sociedade brasileira para o progresso da ciência (SBPC em São Luis  –MA 1995, São Paulo- SP 1996 e Natal –RN 1998)

Realizou vários cursos em  instituições de ensino superior em  Cuba em razão do êxito de seu método divulgado durante os congressos Internacionais de educação Pedagogia 97 e 99, IX conferencia Internacional de investigação sobre arte e cultura ocorrido em Havana em 1997 e o  I Congresso internacional Cultura y Dessarollo dentre outros.

Alem de Cuba a técnica foi apresentada e exposta no México, Argentina, Espanha, Bolívia, Itália sempre obtendo excelentes resultados.

Na área terapêutica a técnica foi utilizada durante 10 anos no centro de Prevenção e Tratamento de Toxicômanos de Vitória obtendo  referencia nacional na seção noticia do site do programa do Governo brasileiro Avança Brasil com o titulo “Toxicômanos renascem com técnica inédita de pintura“.

A técnica de pintura com massa de modelar pode ser associada a outras técnicas de ensino artístico ,lúdico psicopedagogico e psicoterapeutico permitindo proveitosa frente de trabalho interdiciplinar.

Atualmente Maressa Montserrat coordena o projeto Atelier Da Paz que tem como objetivo maior trabalhar pela paz através da arte.

#art #cultural #stories #artista #culturaldemocracy #Brasil #dialogue #LatinAmerica #education #paintings #democraticpractices

0 views0 comments

Recent Posts

See All